domingo, 27 de novembro de 2011

A TURMA DO 3º ANO DO CURSO DE TURISMO DA ESTF PARTICIPOU NA FEIRA DO EMPREENDEDOR 2011


A turma do 3º ano da Licenciatura de Turismo da Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF), participou na 14ª edição da feira do Empreendedor promovida pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), subordinada ao tema "Inovação Portugal" e que se realizou de 17 a 19 de Novembro no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
A iniciativa desta visita de estudo, partiu da Dra. Sofia Coelho, docente da cadeira de Empreendedorismo e enquadra-se no respectivo plano de atividades do curso de Turismo.
A grave situação económica e financeira em que nos encontramos, confronta hoje o país com uma nova realidade com consequências já visíveis ao nível, sobretudo, do desemprego e até da nova vaga de emigrantes que partem à procura de melhores condições de vida. Sendo que a conjuntura económica mundial também não é de todo favorável, importa procurarmos novas formas de vencer a crise instalada e combater este flagelo social percebendo o que pode ser feito para inverter desde já esta tendência.
Num certame onde não faltaram oportunidades de negócio, atividades empresariais inovadoras e emprego, foi fomentado não só a troca de contactos profissionais, mas sobretudo a oferta de diversos produtos e serviços de apoio a quem pretende abraçar o mundo empresarial, tais como ferramentas e instrumentos financeiros para criar e desenvolver o próprio negócio, serviços de consultadoria e coaching, entre outros.
Paralelamente à feira, os alunos tiveram ainda oportunidade de assistir a alguns dos vários workshops e conferências onde obtiveram todo um conjunto de conhecimentos e informações estratégicas de grande mais valia e que, sem dúvida, acrescentaram valor ao seu curriculum. Desde os preceitos legais e procedimentos para criar um negócio, à explicação detalhada e prática da importância de ter um bom modelo e plano de negócios inovadores, os alunos tiveram ainda o privilégio de ouvir palestrantes de renome que trouxeram outros conceitos inovadores como “Neurovendas” e “Criativação” que muito motivaram e empolgaram toda uma plateia que excedia os lugares sentados disponíveis.
O balanço não podia ser mais positivo, não só pelos conhecimentos adquiridos, mas também pelo networking desenvolvido - tão importante para estes profissionais, que se reveem como empreendedores, e que devem encarar o futuro como promissor, sem medo de arriscar mas sempre alicerçados na inovação e criatividade indo de encontro às reais necessidades e oportunidades de mercado. Uma experiência a repetir – sempre!

Os alunos,
Adão Silva, Hélder Pereira e Miguel Silva
(ESTF – Triénio 2009/2012)

1 comentário:

Fernanda disse...

Foi uma experiência enriquecedora!!