Os alunos da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF) do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) participaram na VIII Festa Internacional das Camélias, realizada de 18 a 20 de Março, em Celorico de Basto, numa organização da Qualidade de Basto, EEM, e da Câmara Municipal. Esta iniciativa contou com a presença especial de uma comitiva da cidade Francesa de Houilles geminada com Celorico de Basto desde 2006.
Esta participação, impulsionada pelos alunos do 2.º ano, foi organizada no âmbito das unidades curriculares de Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol), contando com todo o apoio/acompanhamento dos docentes e da directora da escola.
O programa deste evento, revelou vocação turística na medida em que privilegiou a visibilidade dos produtos locais e da área de destino e, em oferecer aos visitantes “experiências únicas e enriquecedoras”. A aposta foi ganha, pois a afluência de visitantes foi muito significativa, podendo-se dizer sem errar que as camélias e toda a oferta que lhe está associada - representa um forte atractivo da oferta turística do concelho, com interesse à escala regional, desde logo pela ligação deste produto à Galiza!
Foi proporcionada aos visitantes/turistas a oportunidade de contemplar uma exposição de camélias e de arranjos florais; de participar na actividade “Muros de Camélias”; de admirar a exposição de fotografia “Celorico de Basto - Um Jardim de Camélias” que teve lugar no Núcleo de Exposições da Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa; de conhecer e comprar uma grande variedade de camélias e produtos derivados destas (ex: geleia e licor de camélia) no Mercado de Camélias e, ainda, de caminhar por “jardins de camélias” apreciando a sua [rara] beleza e arte!
Os alunos, envolveram-se com empenho e entusiasmo nas actividades, “construindo” o “muro de camélias dos três anos do curso” - materializando os conhecimentos teóricos adquiridos, o que contribuiu, indubitavelmente, para comunicar a oferta turística do concelho de Celorico de Basto [e fizeram-no em vários idiomas], e obviamente a identidade institucional que representaram.
O turismo é, de facto, um fenómeno fascinante! Uma Festa de Camélias..., enquadrável nos produtos turísticos estratégicos [da região] de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico, não tem fronteira para a entrada num outro produto estratégico de excelência - "Gastronomia & Vinhos". Exactamente! Este grupo de visitantes, como muitos outros, não deixou Celorico de Basto sem “degustar” o que de melhor esta terra bela e simpática tem à mesa!
Venha conhecer onde “floresce a cameleira mais antiga de Portugal”!
http://www.casadocampo.pt/index1.htm
Nos "Fins-de-Semana" visite os jardins históricos no Norte de Portugal e, escolha um restaurante recomendado...
Rota de Jardins:
http://www.jardinshistoricos.pt
Fins-de-Semana Gastronómicos da Turismo do Porto e Norte:
http://www.portoenorte.pt/gastronomia/2011/
Saudações Turísticas,
Pedro Carvalho
1 comentário:
Obrigada pela óptima mensagem e pelos recursos que indica!
Estamos em contacto.
nlm
Enviar um comentário