sábado, 26 de março de 2011

Futuros Líderes do Turismo do IESF no 8o Festival das Camélias

Nos passados dias 18, 19 e 20 de Março realizou-se em Celorico de Basto a VIII Festa Internacional das Camélias um evento de cariz internacional que contou com a participação de várias entidades locais e atraiu muitos visitantes, quer nacionais, quer estrangeiros.

Sendo um evento internacional e estando de certa forma relacionada com Turismo, surgiu a ideia de participarmos activamente neste evento. A aluna do 2º Ano da Licenciatura de Turismo - Sandra Brás - propôs o tema aos professores de Línguas estrangeiras - Dra. Ana Raquel Aguiar (disciplina de Francês)  e Mestre Natali Martins (disciplinas de Inglês e Espanhol) e em conjunto, e com a expertise informática do aluno Miguel Silva do 2o ano, foram elaborados cinco posters com informação em 4 idiomas (Português, Francês, Espanhol e Inglês). Estes posters visaram a promoção internacional do evento, a de alguns pontos turísticos em Celorico a não perder, e claro a do Instituto Superior de Fafe, nomeadamente do curso de Turismo.

Estes posters foram disponibilizados no evento num dos famosos Muros das Camélias. O curso de Turismo do IESF utilizou os mesmos para decorar o Muro que nos foi gentilmente atribuido pela Sr. Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Na decoração do mesmo tivemos a ajuda dos alunos do 1º e 3º ano de Turismo do IESF, e assim o objectivo de envolver todo o nosso curso de Turismo no evento se foi cumprindo.

Esta colaboração contou com o apoio incondicional da Senhora Directora da Escola de Tecnologias do IESF, Dra. Dulce Noronha, e do Dr. Hugo Noronha. A Direção encorajou e patrocinou as impressões dos posters e os brindes que foram distribuídos aos visitantes e organizadores do evento. A nossa participação no evento também contou com a presença do coordenador do curso, Dr. Marco Martins, que se juntou a nós na tarde de Domingo e do professor Dr. Gilberto Angerami.

Para além de decorar um dos Muros das Camélias, os alunos e professores participaram nas visitas guiadas pelos belos jardins das camélias de algumas casas e quintas que amavelmente abriram as portas aos visitantes e no percurso pedestre realizado pelo Municipio com as Associações Basto Move-te e Restauradores da Granja de Fafe.

Após isso, alunos e professores de Turismo se juntaram para almoçarmos num restaurante típico da região onde tivemos a oportunidade de experimentar algumas iguarias de Celorico de Basto.

O Domingo culminou com a entrega do diploma e placa de participação pela decoração dos Muros e com uma sessão fotográfica de uma boa parte do nosso grupo de alunos e professores do IESF perto do Muro, foto esta que encontram anexa a esta mensagem.

E assim, nos despedimos por enquanto.
Até ao próximo evento que venha celebrar o fantástico potencial turístico no e do interior de Portugal!
A turma do 2ª Ano de Turismo

1 comentário:

Miguel Silva disse...

ALUNOS DE TURISMO DO IESF PARTICIPARAM ACTIVAMENTE NA FESTA DAS CAMÉLIAS DE CELORICO DE BASTO!
Os alunos da Licenciatura em Turismo da Escola Superior de Tecnologias de Fafe (ESTF) do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF) participaram na VIII Festa Internacional das Camélias, realizada de 18 a 20 de Março, em Celorico de Basto, numa organização da Qualidade de Basto, EEM, e da Câmara Municipal. Esta iniciativa contou com a presença especial de uma comitiva da cidade Francesa de Houilles geminada com Celorico de Basto desde 2006.

Esta participação, impulsionada pelos alunos do 2.º ano, foi organizada no âmbito das unidades curriculares de Línguas Estrangeiras (Inglês, Francês e Espanhol), contando com todo o apoio/acompanhamento dos docentes e da directora da escola.

O programa deste evento, revelou vocação turística na medida em que privilegiou a visibilidade dos produtos locais e da área de destino e, em oferecer aos visitantes “experiências únicas e enriquecedoras”. A aposta foi ganha, pois a afluência de visitantes foi muito significativa, podendo-se dizer sem errar que as camélias e toda a oferta que lhe está associada - representa um forte atractivo da oferta turística do concelho, com interesse à escala regional, desde logo pela ligação deste produto à Galiza!

Foi proporcionada aos visitantes/turistas a oportunidade de contemplar uma exposição de camélias e de arranjos florais; de participar na actividade “Muros de Camélias”; de admirar a exposição de fotografia “Celorico de Basto - Um Jardim de Camélias” que teve lugar no Núcleo de Exposições da Biblioteca Municipal Professor Marcelo Rebelo de Sousa; de conhecer e comprar uma grande variedade de camélias e produtos derivados destas (ex: geleia e licor de camélia) no Mercado de Camélias e, ainda, de caminhar por “jardins de camélias” apreciando a sua [rara] beleza e arte!

Os alunos, envolveram-se com empenho e entusiasmo nas actividades, “construindo” o “muro de camélias dos três anos do curso” - materializando os conhecimentos teóricos adquiridos, o que contribuiu, indubitavelmente, para comunicar a oferta turística do concelho de Celorico de Basto [e fizeram-no em vários idiomas], e obviamente a identidade institucional que representaram.

O turismo é, de facto, um fenómeno fascinante! Uma Festa de Camélias..., enquadrável nos produtos turísticos estratégicos [da região] de Natureza e no Touring Cultural e Paisagístico, não tem fronteira para a entrada num outro produto estratégico de excelência - "Gastronomia & Vinhos". Exactamente! Este grupo de visitantes, como muitos outros, não deixou Celorico de Basto sem “degustar” o que de melhor esta terra bela e simpática tem à mesa!

Venha conhecer onde “floresce a cameleira mais antiga de Portugal”!

http://www.casadocampo.pt/index1.htm

Nos "Fins-de-Semana" visite os jardins históricos no Norte de Portugal e, escolha um restaurante recomendado...

Rota de Jardins:

http://www.jardinshistoricos.pt/

Fins-de-Semana Gastronómicos da Turismo do Porto e Norte:

http://www.portoenorte.pt/gastronomia/2011/

Saudações Turísticas,

Pedro Carvalho